JN dá notícia pela metade e Bonner diz o que pode ter acontecido

PUBLICIDADE

O Jornal Nacional exibiu os dados da pandemia do coronavírus no último bloco. A informação trazida pelo jornalista Allan Severiano foi incompleta. Logo no início, ele informou que os dados do consórcio de imprensa são consolidados junto às secretarias estaduais de saúde.

Nos últimos dias, algumas delas não divulgaram os dados por problema no sistema do Ministério da Saúde. Foi o que aconteceu nesta sexta-feira (13) com o estado de São Paulo. Devido a isso, Allan afirmou que os dados estavam incompletos. Sem esses dados, foram registradas 523 mortes no Brasil.

Bonner explica ataque cibernético ao Ministério da Saúde

Antes de o apresentador do SP1 exibir os dados da Covid-19 no Brasil, William Bonner informou aos telespectadores do Jornal Nacional que o Ministério da Saúde sofreu um ataque cibernético que pode ter provocado a instabilidade. Bonner desse que a informação foi divulgada por um secretário da pasta.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, disse que um ataque cibernético pode ter provocado a instabilidade no sistema de dados que atualiza os números da pandemia no Brasil. Na semana passada, o Ministério já havia admitido que os computadores tinham sido infectados por um vírus“, disse o apresentador do JN.

Bonner finalizou a informação. “O secretário afirmou que nenhuma informação foi comprometida e que o sistema deve se normalizar na segunda-feira”, disse. Assim que os dados forem atualizados, o consórcio vai divulgar e eles serão exibidos corretamente no Jornal Nacional.