Jornal Nacional de Bonner e Renata dá notícia revoltante sobre o auxílio emergencial

PUBLICIDADE

O Jornal Nacional exibiu reportagem sobre o pagamento do Auxílio Emergencial e o conteúdo da matéria está causando polêmica. O auxílio foi criado para atender pessoas mais pobres em meio à pandemia do coronavírus. Beneficiários do Bolsa Família, desempregados, autônomos e micro-empreendores individuais (MEIs) estão entre os que deveriam receber.

O telejornal apresentado por Renata Vasconcellos e William Bonner exibiu reportagem com base em dados do Tribunal de Contas da União (TCU) e mostrou que 10.724 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador receberam o benefício pago pelo governo federal.

Estes candidatos declararam patrimônio igual ou maior a R$ 300 mil e mesmo assim receberam ao menos uma parcela do benefício. Do total de candidatos, 1.980 são do estado de São Paulo e 1.973 são de Minas Gerais. O mais revoltante veio a seguir.

JN mostra que candidatos receberam auxílio emergencial

Na passagem da reportagem, momento em que o repórter aparece na tela, a informação dada por Danilo Girundi foi revoltante. “Dessa lista do Tribunal de Contas da União tem candidatos com patrimônio de mais de R$ 1 milhão. Alguns declaram ter carros de luxo, prédios comerciais, fazendas… Bem distante da realidade da maioria dos brasileiros que precisam do Auxílio Emergencial”, disse Girundi.

A reportagem começou contando a história de Tatiana da Silva Oliveira, que tem dois filhos, a mais nova de um ano. Desempregada, ela recebeu o benefício entre abril e agosto, mas não recebe desde setembro. Tatiana contou que o aluguel está sem pagar, mas não tem faltado comida para os filhos.