Em Escrava Mãe, na RecordTV, na sexta (13), Maria Isabel implora pela ajuda de Juliana e promete deixá-la livre.
O capítulo começa com Maria Isabel ficando assustada diante de Almeida, que tem um documento em suas mãos. Guilherme prende Genésio para poder marcá-lo com ferro quente, mas Quintiliano entra de repente.
Quintiliano fica surtado com a situação, pois nunca pensou que Guilherme fosse capaz de uma ação tão truculenta quanto essa. Guilherme não se importa com a presença de Quintiliano e marca o braço do escravo com um ferro.
Almeida apavora Maria Isabel com documento
Almeida mostra o documento para Maria Isabel que fica desesperada e tenta arrancá-lo das mãos deles. Em outro momento, Almeida solta Maria Isabel e se volta para Juliana. Filipa fica aflita com os gritos que ouviu e questiona para saber se foram de Quintiliano.
Maria Isabel pede para Juliana pegar o documento de Almeida e diz que em troca dará a liberdade que ela tanto quer. Chega o dia da votação para o novo juiz da câmara. Juliana entra no escritório de Almeida e vasculha tudo em busca do documento que Maria Isabel pediu.
Quintiliano pede para Tomás comemorar a vitória
Quintiliano, Tomás e Guilherme comemoram a vitória. Rosalinda enfia a torta na cara de Urraca. Maria Isabel pede que Loreto lhe ajude a encontrar Miguel, pois ele pode estar correndo risco de vida.
Juliana procura pelos documentos nas roupas de Almeida, que chega e a pega de surpresa. O fazendeiro questiona para saber o motivo dela estar revirando seus pertences. Juliana fica em pânico.