Comandado pelo apresentador Fausto Silva, o Troféu Domingão Melhores do Ano 2020 foi cancelado pela primeira vez após décadas no ar, sem nenhum precedente anterior por parte da Rede Globo. A decisão tem relação direta com a pandemia provocada pelo coronavírus uma vez que, segundo nota emitida pela emissora carioca, torna-se imprudente nomear produções ao prêmio em um ano marcado por tamanhas intempéries.
“Este ano, por causa da pandemia, a maioria destas produções foi adiada e por isso não teremos como elencar grande parte das categorias que compõem esta celebração”, disse a Rede Globo por intermédio de nota pública divulgada para a imprensa nesta quarta-feira, dia 11 de novembro.
Há décadas no ar, o Troféu Domingão Melhores do Ano é figurinha carimbada na televisão brasileira. A atração, todos os anos, elege e premia os melhores talentos, com base em destaque nas áreas do entretenimento e jornalismo da Rede Globo. A decisão pegou os telespectadores de surpresa, uma vez que as transmissões do Domingão do Faustão, também apresentado por Fausto, já estão de volta ao ar com atrações inéditas.
Em contrapartida, à decisão tomada quanto ao Troféu Domingão Melhores do Ano, a Rede Globo, na mesma nota, garantiu aos telespectadores que um prêmio secundário terá a sua edição continuada, apesar da pandemia vigente.
“A boa notícia é que manteremos o ‘Troféu Mario Lago’ na nossa programação de final de ano”, ressaltou a mesma nota da Rede Globo. Ao contrário do Troféu Domingão Melhores do ano, o Troféu Mario Lago faz homenagens para a carreira de um único artista premiado.