Roberto Carlos foi alvo de um pedido de penhora de bens feita pela Prefeitura de São Paulo. Segundo matéria do UOL, o cantor possui uma dívida de R$ 45 mil com o município por não efetuar o pagamento do IPTU de um imóvel.
A casa é do cantor, mas é usada por Ed Carlos, que mantém um restaurante no Cambuci. Ed iniciou carreira de cantor aos 13 anos e se tornou amigo de Roberto Carlos ao ficar conhecido como o Reizinho da Jovem Guarda, mas terminou a carreira no meio musical ainda jovem. O seu maior sucesso foi a música Roberto, Meu Amigão, canção que como o nome já traz, faz referência ao próprio rei Roberto Carlos.
Segundo informações trazidas pelo site citado, o imóvel foi comprado pelo cantor e cedido para Ed Carlos, quando a proprietária solicitou o imóvel de volta, rescindindo o aluguel após Ed sofrer um AVC há 15 anos. Roberto Carlos se sensibilizou com a situação do amigo e comprou o local para que Ed continuasse trabalhando sem cobrar nada. “Ele não me deixa pagar nem o IPTU”, disse Ed Carlos, que tem o nome verdadeiro de Oscar Teixeira, em entrevista ao UOL em 2015.
À época, o então dono do restaurante mostrou o local para o portal. O espaço é recheado de imagens dos cantores da jovem Guarda nas paredes e conta com um espaço para apresentações musicais com a participação de antigos colegas dos artistas.
Essa não é a primeira vez que a prefeitura vai atrás de receber a dívida. No passado, Roberto Carlos recebeu a cobrança de dez parcelas do IPTU de 2018 que estavam em atraso e que chegou a ser renegociadas pelo cantor. Contudo, após algumas parcelas serem pagas, o não pagamento voltou a acontecer e a prefeitura entrou na Justiça pedindo a penhora dos bens do cantor.
Segundo a assessoria de Roberto Carlos, os bens do cantor não serão penhorados e a dívida, que é do inquilino, será quitada.