Causas obscuras da morte de Gabriel Diniz são enfim reveladas; cantor foi vítima de acidente aéreo em 2019

PUBLICIDADE

Gabriel Diniz, vítima de um acidente aéreo em 2019, o qual ocasionou a sua morte precoce aos 28 anos no auge de sua carreira musical, deixou para trás uma legião de fãs em luto. Desde a tragédia, o público ficou apreensivo para saber as causas da queda do avião, finalmente esclarecidas a partir de investigações conduzidas pelas autoridades aeronáuticas brasileiras.

A conclusão é da FAB (Força Aérea Brasileira), em relatório do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), liberada nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, aponta que a queda do avião foi ocasionada por condições meteorológicas adversas, além de indisciplina no voo. Todos os tripulantes faleceram. As informações são do portal de notícias G1.

Decisão precipitada dos pilotos

O relatório concluiu que os pilotos agiram de maneira equivocada ao dar prosseguimento ao voo apesar das condições climáticas desfavoráveis. Os parâmetros necessários para esse tipo de operação também não foram seguidos.

O documento aponta ainda que a aeronave, fabricada em 1974, não estava devidamente equipada com o radar meteorológico. Também não possuía certificação para voar sob IFR (Regras de Voo por Instrumentos), não tendo autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar sem VMC (Condições de Voo Visual).

Linaldo Xavier e Abraão Farias, piloto e copiloto da aeronave que levava Gabriel Diniz, também faleceram. A aeronave caiu na região de Estância, município localizado no interior do Sergipe, mais precisamente no Povoado Porto do Mato.