A TV Globo optou por cancelar várias produções que estavam previstas para acontecer no fim do ano de 2020 diante do temor provocado por uma possível segunda onda da pandemia do coronavírus. Embora os números de casos estejam decrescendo em todo o país, existem temores por parte da comunidade científica internacional sobre um novo aumento.
Em virtude deste dilema, a TV Globo achou mais prudente cancelar as produções que estavam previamente marcadas para acontecer. Os alvos foram as atrações que envolvem uma grande quantidade de funcionários para ir ao ar. As informações foram apuradas pelo jornalista Leo Dias, publicadas em sua coluna no Metrópoles.
Um dos principais exemplos é o Show da Virada. O programa vai ao ar tradicionalmente no dia 31 de dezembro, contando com apresentações musicais dos principais artistas brasileiros. Este ano, porém, a tradição será quebrada em virtude do momento excepcional vivido pela pandemia.
Também está na lista de programas cancelados o Caldeirão de Ouro. Apresentado por Luciano Huck, o programa premia os principais cantores e bandas musicais brasileiras que se destacaram ao longo do ano vigente. Por requerer uma grande quantidade de funcionários, a Globo achou mais prudente o cancelamento.
A coluna de Leo Dias alega ter tentado contato com a TV Globo para se manifestar diante da situação, mas não houve retorno. A decisão sobre o cancelamento destes programas cai como uma bomba para a televisão brasileira, sobretudo por esta estar vivendo um momento de discussões acerca do retorno gradual das atrações.