Renata Lo Prete não poupou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), no começo do Jornal da Globo desta quarta-feira (22). O comentário da jornalista logo após o “boa noite” repercutiu nas redes sociais e ela disse o que muitos queriam dizer.
“Uma das vacinas contra a Covid-19 com mais chance de vingar é tratada hoje, principalmente, como objeto de disputa política entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Dória. Dória tentou faturar a decisão do governo federal de comprar dezenas de milhões de doses da vacina chinesa. Bolsonaro respondeu: cancelando tudo”, disse Renata.
“E os brasileiros que precisam de imunização que se virem”, finalizou Renata durante o início do Jornal da Globo. A fala da jornalista acontece depois de toda a polêmica que aconteceu desde terça, quando o Ministério da Saúde anunciou que compraria 46 milhões de doses da chamada coronavac, a vacina chinesa produzida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
RENATA LO PRETE
Sobre a briga política de Bolsonaro e Doria sobre a vacina:– E os brasileiros que se virem.
Que mulher! 👏 #JornalDaGlobo #JG | @renataloprete pic.twitter.com/U9uQ6emq4o
— Luiz Ricardo (@excentricko) October 22, 2020
Na manhã de quarta, Bolsonaro anunciou pelas redes sociais que a intenção de compra da vacina estava cancelada. A decisão do presidente causou reações. Doria o criticou. O nome de Bolsonaro foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter. Muita gente o criticiou.
A decisão, porém, teria sido tomada depois que o staff do presidente percebeu que a notícia da intenção de compras da vacina chinesa pegou mal entre os seus apoiadores. À noite, em entrevista à Jovem Pan, Bolsonaro garantiu que não vai comprar a coronavac mesmo que seja aprovada cientificamente.