José de Abreu, rival de Jair Bolsonaro, é hackeado no Instagram e fica enfurecido

PUBLICIDADE

José de Abreu foi vítima de um ataque hacker e acabou perdendo o acesso ao seu perfil pessoal no Instagram. Seja por coincidência ou não, ele é mais uma das pessoas do meio artístico, críticas públicas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a sofrer ataques do tipo no decorrer dos últimos dias.

Por volta da 0h dessa terça-feira (20), o ator conseguiu recuperar o perfil. Pouco tempo depois, publicou para os seguidores dizendo que havia sido um hacker russo a promover o ataque. “Recuperei minha conta. Hacker russo queria negociar! Bobo”, debochou, aos risos.

José de Abreu caiu em um golpe que tem sido comum durante a pandemia. Os hackers enviam mensagens pelo direct do perfil da vítima, dizendo pertencer à administração do Instagram, informando que a pessoa corre o risco de perder a conta a qualquer momento. Para evitar o banimento, a pessoa precisa clicar em um link, o qual será capaz de anular esta possibilidade.

Quando a vítima desavisada clica no suposto link, acaba dando acesso integral de sua conta aos hackers que, ao invadir o perfil, mudam a senha. O objetivo dos criminosos é extorquir a vítima, pedindo dinheiro em troca da liberação da conta. José de Abreu não apresentou muitos detalhes de como teria sido essa conversa com o suposto russo.

Situação semelhante aconteceu com Tuca Andrada, Virginia Cavendish e outros nomes do meio artístico que se manifestam publicamente como opositores ao atual governo. Apesar disso, não há provas para se atestar que exista relação entre as duas coisas.