O Brasil venceu o Peru por 4 a 2, na noite desta terça-feira (13), em jogo válido pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Diferente do habitual, a partida não foi transmitida pela TV Globo. Isso aconteceu devido à mudança da Fifa em relação aos direitos de transmissão.
A entidade máxima definiu que a seleção mandante é dona dos direitos. Por este motivo, as emissoras interessadas em transmitir as partidas precisam negociar com cada Confederação. A Globo chegou a acordo com a CBF e com a AFA, porém, só pode exibir os jogos de Brasil e Argentina disputados em casa.
A emissora tentou acordo com a empresa que cuida dos direitos de transmissão da seleção peruana, mas o negócio não foi fechado. Sem a Globo, coube a CBF negociar com GolTV Peru e garantir a transmissão da partida da seleção brasileira ao vivo.
Detalhe da negociação da CBF dos direitos do jogo do Brasil hoje: pelo acordo, a CBF não pode repassar as imagens ao vivo para nenhuma TV aberta, apenas a pública (que seja oficial do governo) e sem repasse financeiro para a CBF (por parte do governo)
— Marcel Rizzo (@marcrizzo) October 13, 2020
TV Brasil transmite jogo da seleção brasileira
Sem Globo, o governo federal entrou em contato com a CBF para que a partida fosse transmitida pela TV Brasil, o canal público. Até aquele momento, a entidade máxima do futebol brasileiro não havia chegado a acordo pelos direitos de transmissão.
Peru x Brasil vai, sim, passar na TV aberta. A CBF confirmou que o confronto válido pela segunda rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 será transmitido pela TV Brasil. O jogo será realizado em Lima, às 21h de hoje! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 pic.twitter.com/TihqYnzQSO
— Fábio Faria 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@fabiofaria) October 13, 2020
A poucas horas da partida, porém, houve acordo. O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, deu a notícia em sua conta oficial no Twitter. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também informou que a TV Brasil iria transmitir.
A CBF assegurou os direitos e poderia transmitir em seu site (como aconteceu) e repassar para um canal público, sem dinheiro envolvido. Ou seja, a TV Brasil transmitiu a seleção brasileira sem gastar um centavo e o narrador da partida ainda mandou abraço para Bolsonaro durante o jogo.