Cosme e Damião são santos conhecidos como padroeiros dos médicos e das crianças. Na religião católica, o dia deles é em 26 de setembro. Já na umbanda e no candomblé, a comemoração acontece no dia 27 de setembro.
Alguns famosos já distribuíram os saquinhos contendo as guloseimas que as crianças tanto adoram comer. Este cenário festivo, dificilmente será o mesmo neste ano, devido à pandemia causada pelo coronavírus. Assim, nesta fase difícil, até mesmo as tradições mais importantes precisam sofrer alterações com esse novo cenário.
Vamos conhecer as inúmeras celebridades que já fizeram a alegria das crianças no dia de Cosme e Damião. A devoção aos santos gêmeos já foi comemorada por Juliana Paes, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Regina Casé, Giovanna Antonelli e Nívea Stelmann. Segundo eles, a celebração é para agradecer a proteção recebida.
Em 2013, a Intérprete de Bibi, Juliana Paes, que está em reprise na A Força do Querer, postou em sua rede social uma foto com um saquinho de doces com a imagem dos santos. No registro também apareceu o filho caçula da atriz, Antônio, que tinha dois meses na época.
Em outros momentos, três artistas renomados também já tiveram sua imagem vinculada a uma notícia sobre Cosme e Damião, como foi o caso de Zeca Pagodinho que também é devoto de São Jorge. Regina Casé e Arlindo Cruz apareceram ao lado do pagodeiro como adeptos da distribuição dos docinhos para as crianças no dia dos santos.
Em 2010, foi a vez da atriz Giovanna Antonelli distribuir os saquinhos de doces para os pequenos. Em foto divulgada pela atriz, pode-se ver a famosa ensacando os doces.
Para finalizar a lista das celebridades que já fizeram dezenas de crianças felizes no dia de Cosme e Damião, pode-se conferir na seguinte imagem, a apresentadora Angélica ao lado de centenas de caixas de saquinhos de doces que foram distribuídos no ano passado para as crianças. A apresentadora teve que organizar um mutirão para ajudar distribuir as delicias e isso deu o que falar na ocasião.
Por toda parte do Brasil, a tradição segue firme e forte entre famosos e anônimos. Devotos aos santos não deixam a data passar em branco.