O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou em rede nacional na noite desta segunda-feira, em comemoração ao 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. O pronunciamento de Bolsonaro foi exibido em rede nacional de rádio e Televisão.
Na Globo, o discursou do presidente foi ao ar durante e exibição da novela Totalmente Demais. A novela das sete foi para o intervalo para acomodar o pronunciamento de quase quatro minutos. “Forma-se neste momento a rede nacional de rádio e televisão para o pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro”, disse a locutora.
Bolsonaro provoca a Globo em pronunciamento
A relação do presidente com a emissora da família Marinho não é nada boa. Desde 2018, quando Bolsonaro concedeu entrevistas na condição de candidato à Presidência para Globo e Globo News, a relação ruim entre as partes ficou clara para o grande público.
– Em comemoração ao dia da independência, hastearemos o Pavilhão Nacional no Palácio da Alvorada às 10:00.
– As 20:00 haverá um pronunciamento do Presidente em rede nacional. pic.twitter.com/wUpew8FkjN
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) September 6, 2020
No pronunciamento desta segunda-feira, Bolsonaro provocou a emissora. Para entender a provocação, basta comparar o que Bolsonaro diz entre 1:41 e 2:05 do vídeo abaixo com texto assinado por Roberto Marinho (1904-2003) em editoral do jornal O Globo.
Pronunciamento Presidente Jair Bolsonaro – Dia da Independência pic.twitter.com/Nd7FfPANki
— Carlos Jordy (@carlosjordy) September 7, 2020
“Participamos da Revolução de 1964, identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada”, disse Roberto Marinho em O Globo.
O texto de Roberto Marinho havia sido citado por Bolsonaro durante entrevista ao canal GloboNews, em 2018. Miriam Leitão, que participava da entrevista ao presidente, passou ao público a posição atual da Globo, de ser contra a ditadura militar.