Maju Coutinho apresenta o Jornal Hoje desde agosto do ano passado e tem sentido na pele o ataque dos haters. No Twitter, há milhares de comentários atacando a jornalista. Nas últimas horas, por exemplo, muitos internautas usaram a hashtag #MajuMentirosa.
Essa tag começou a ser usada no fim do mês passado, quando Maju noticiou um evento realizado no Palácio do Planalto. A jornalista afirmou que o presidente Jair Bolsonaro e os ministros presentes ao evento não homenagearam as vítimas da Covid-19.
Logo depois, passou a circular nas redes sociais um vídeo que mostrava uma médica pedindo um minuto de silêncio em homenagem aos mortos. Bolsonaro e os ministros participaram. No dia seguinte, ao vivo no Jornal Hoje, Maju fez um esclarecimento sobre o caso.
Maju é atacada nas redes sociais
No Twitter, há diversas mensagens de ataques à Maju Coutinho. Alguns internautas criticam a postura da jornalista no comando do Jornal Hoje. Normalmente, os ataques partem de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Além de ser chamada de mentirosa e incompetente por alguns, Maju Coutinho também já sofreu ataques racistas. E isso acontece não é de hoje. O post abaixo, de 2015, mostram alguns dos ataques sofridos pela jornalista da Rede Globo.
Temos mais racistas no Brasil do que você pensa. A Maju, repórter do JN, foi vítima de racismo em massa no Facebook. pic.twitter.com/92LEZcbxpd
— Almanaque da TV (@PortalAlmanaque) July 3, 2015
Jornal Hoje lidera audiência com folga em SP
Apesar dos ataques e críticas recebidos por Maju Coutinho, o Jornal Hoje vai muito bem na audiência e lidera com folga no principal mercado publicitário do país, a região da Grande São Paulo. Em meio a pandemia, a Globo esticou o telejornal por mais 40 minutos e tirou do ar o Se Joga, que perdia diariamente para a Record TV.
https://twitter.com/clpira/status/1299447892948774912
O resultado foi que de março para cá, a Globo só perdeu duas vezes para o quadro A Hora da Venenosa, do Balanço Geral SP. De segunda a quarta-feira dessa semana, as médias diárias foram de 12,3, 13,3 e 11,2, respectivamente, de acordo com dados do Kantar Ibope. Apesar dos ataques a Maju nas redes sociais, o JH é um sucesso e motivo de comemoração para a Globo.