Comentarista do Bom Dia Brasil, Miriam Leitão participou ao vivo do telejornal apresentado por Ana Paula Araújo, nesta quinta-feira (27). A comentarista de política e economia falou sobre a decisão do presidente Jair Bolsonaro de suspender o Renda Brasil depois que a equipe econômica de Paulo Guedes apresentou projeto do qual o chefe do Executivo não gostou.
“Ontem eu disse aqui que esse assunto estava provocando conflitos dentro do próprio governo, mas era difícil imaginar que o presidente Jair Bolsonaro fosse levar a esse ponto. Ele fez uma humilhação pública do ministro, ele atropelou o ministro para fazer o seu objetivo. O seu objetivo é o quê? Parecer sempre como que vai trazer as boas notícias”, criticou Miriam Leião no Bom Dia Brasil.
Em evento, Bolsonaro afirmou que o Renda Brasil estava suspenso e que não poderia tirar dinheiro de pobres para dar para paupérrimos. O presidente fazia referência ao abono salarial. No projeto de Paulo Guedes e sua equipe, o objetivo era acabar com o abono e usar o dinheiro para o pagamento do Renda Brasil.
Miriam Leitão faz duas críticas ao presidente ao vivo na Globo
A comentarista disse ainda que Bolsonaro não quer o ônus de governar e disse que um governante tem que fazer escolhas, às vezes difíceis. “Isso não quer dizer que a proposta da equipe econômica era boa”, afirmou Miriam Leitão.
Em seguida, ela explicou o argumento da equipe econômica, de que o abono salarial nem sempre vai para o pobre. Muitos jovens de classe média em começo de carreira, ganhando menos de dois salários mensais, têm direito ao abono.
“Ora, é muito simples, basta corrigir isso e estabelecer que a renda familiar acima de tanto não pode receber o abono e aí você diminui o gasto com o abono, mas não acabar como abono. Mas é indefensável essa atitude do presidente de enfraquecer o seu ministro da Economia no meio de uma dificuldade como essa”, afirmou a jornalista.