Cabeleireiro de famosas pede desculpas depois de ter sido acusado de racismo

PUBLICIDADE

Wilson Eliodorio, famoso pelos seus trabalhos e beauty artist das atrizes Taís Araújo, Cris Vianna, Lellê, Cacau Protásio, e outras celebridades, fez a publicação de um vídeo, nesta quarta-feira (26) pela manhã, em seu Instagram a fim de se desculpar, depois de ter se pronunciado e ter sido considerado com um teor racista ao participar de um evento. No momento, ele fazia menção ao cabelo de outra modelo que estava presente no local.

Wilson começou falando que ele cometia erros e o fato de ser negro não o isentava do erro, porque do mesmo jeito que outras pessoas, ele também tinha nascido no mesmo país racista que todos. Continuou dizendo que também sofria de preconceito e racismo e que não tinha aprendido que não se repetia isso com o irmão e que mesmo sendo negro, continuava repetindo as besteiras que ouvia todos os dias. Desta forma, tornava perpétuas todas as piadas horríveis que são propagadas sobre o machismo, o ódio, a misoginia e o racismo.

O famoso falou também que era especialista em cachos e continuou dizendo que trabalhava com o cacho, que entendia o cacho crespo e que se sentia muito orgulhoso em inspirar mulheres em assumir seus cabelos na forma naturalmente crespo. Disse ainda, que tinha muita culpa e se sentia muito envergonhado pelo que falou, especialmente pela dor causada. Porém, ele repetiu dizendo que o fato de ser negro não o fazia imune da construção racista que se faz nesse país. Complementou que ele estava em processo de reeducação, bem como todos. E pediu muitas desculpas à Mari e à Ruth.

Em um vídeo que acabou viralizando na internet, o famoso aparece manuseando o cabelo da modelo Mariana Vassequi. Ao fazer referência aos fios dela, Wilson falou que aquele era o filhote do patrão, que o patrão havia comido ali e tinha gerado aquilo.

O beauty artist escreveu ainda em sua publicação a respeito do aprendizado. Que adicionalmente ao pedido evidente de desculpas dele, se valia também do compromisso de mudança de atos e a revisão dos valores. Disse, ainda, que o momento atual é de transformação e de escuta.

Algumas pessoas que são bem conhecidas deixaram suas mensagens nos comentários. Como por exemplo, Lucy Ramos disse que havia chegado até ele em um momento de fragilidade e que ele havia fortalecido ela e desde aquele momento nunca mais havia se desgrudado. Agradeceu por tudo que ele fazia e que já tinha feito por ela e concluiu dizendo que todos estão em constante evolução e que o amava muito.

Já Cacau Protásio adicionou ao comentário anterior, que Wilson tinha sido a primeira pessoa que tinha feito ela se sentir linda, acreditar no crespo dela e agradeceu. Falou ainda que todos erram e o fundamental era reconhecer o erro e se desculpar de verdade e continuar adiante. Pediu para que Deus o abençoasse e que ele ficasse em paz.