William Bonner deu uma notícia que muitos brasileiros estavam esperando ao vivo no Jornal Nacional desta segunda-feira, dia 24. A informação passada pelo jornalista tem a ver diretamente com a pandemia do coronavírus, que começou em março e ainda não tem previsão para acabar. A pandemia tem transformado a economia em todo o mundo e no Brasil não é diferente.
Desde março, houve muito debate sobre preservação de vidas e da economia. Por causa do isolamento social que ocorreu em praticamente todas as cidades brasileiras, muitos comerciantes tiveram que fechar as portas. Bonner deu a notícia detalhada no JN, exibido pela Rede Globo.
“Cento e trinta e cinco mil lojas fecharam as portas no Brasil entre abril e junho, no período crítico da pandemia. Mais do que a perda durante todo o ano de 2016. Os segmentos mais afetados foram os de utilidade doméstica, vestuário, calçados e automóveis”, contou William Bonner.
Jornal Nacional dá má notícia em meio a pandemia
Durante todo o ano de 2016, cerca de 105,3 mil lojas foram fechadas no Brasil. Entre junho e abril deste ano, o número chegou a 135,2. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Bonner não deu mais detalhes sobre o que exatamente levou as lojas fecharem.
Durante a pandemia, somente comércio essencial, como supermercados e farmácias ficaram aberto. Restaurantes sobreviveram vendendo comida por aplicativo no sistema delivery. Outros estabelecimentos tiveram que ser fechados para evitar a circulação de pessoas e a disseminação do coronavírus.