A GloboNews, canal fechado de notícias do Grupo Globo, deu prosseguimento à cobertura do caso sobre o duto rompido na barragem, que foi construída para a transposição do rio São Francisco.
O Ministério do Desenvolvimento Regional afirmou que não há riscos maiores de danos à estrutura principal e nem nas regiões de entorno da barragem.
O problema se deu no fim de semana e a instalação já se encontra em reparo para evitar que maiores problemas ou danos ocorram.
O tenente Ailton Lima, do Corpo de Bombeiros da região, afirmou que houve um rompimento da tubulação de saída de água da barragem. Já o alto volume de água visto saindo da tubulação foi esclarecido por Francisco Teixeira, que é secretário de Recursos Hídricos do Ceará: “Na ombreira direita, tem uma tubulação que se incia em concreto e depois um bloco, onde está a emenda da tubulação em concreto com a tubulação em aço. Então, parece que nessa emenda houve um rompimento, um vazamento da tubulação. Então, esse jato d’água é devido à pressão.”
▶️VÍDEO: VEJA O MOMENTO EM QUE A TUBULAÇÃO SE ROMPE
O volume de água no vazamento atingiu a rede elétrica que atende o empreendimento e, por isso, foi preciso instalar um gerador para garantir o fechamento da comporta. Saiba mais em https://t.co/s8HRZURcL4 pic.twitter.com/zPKUm42BIg
— Diário do Nordeste (@diarioonline) August 22, 2020
A GloboNews noticiou, já no começo da manhã desta segunda-feira, que as obras de reparo do duto rompido estão sendo efetuadas pelos técnicos locais. Felizmente, não foram registradas vítimas em decorrência do acidente com o duto rompido, mas as pessoas foram retiradas do local para evitar desastres.
No dia do acidente, o UOL também mostrou o desespero de quem estava próximo.
“A gente saiu de lá porque estava correndo risco, não confiei de ficar lá. A sorte nossa é ter isso aqui (abrigo), se não ‘tava’ na rua. Não deu tempo pegar nada, só os documentos”, disse um senhor de 75 anos de idade ao conversar com a jornalista.