A atriz Camila Pitanga concedeu entrevista exclusiva ao Fantástico, neste domingo (16), para falar sobre seu estado de saúde. Na semana passada, a atriz usou as redes sociais para dizer que havia contraído malária. Sua filha, Antônia, de 12 anos, também contraiu a doença.
Camila Pitanga está passando a quarentena em uma casa no litoral norte de São Paulo, em meio a Mata Atlântica. A atriz revelou os momentos dramáticos que viveu e quais os sintomas que a levaram a procurar ajuda médica no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
“Picos de febre, dia sim, dia não, e tinha hora marcada. Duas e meia eu começava a sentir calafrio que vinha tênue e estremecia o meu corpo inteiro. Dor de cabeça e febre que chegou a 39,5 numa velocidade muito rápida. Me pegava desprevenida, no dia em que eu não estava com febre eu parecia muito saudável”, disse Camila.
Ela e a filha estão se recuperando da malária. A repórter Sônia Bridi conversou com a atriz que falou também sobre as informações falsas em relação a doença e o carinho que recebeu de amigos e fãs: https://t.co/Z00bqQygYU #Fantástico
— Fantástico (@showdavida) August 17, 2020
Camila Pitanga revela que tomou cloroquina
Um dos remédios usados no tratamento da malária é a cloroquina – uma versão bem mais forte do que a que está sendo usada contra a Covid-19, embora não haja comprovação científica de que funcione. “Na verdade, na segunda-feira, quando a gente tomou a cloroquina e a primaquina não teve mais febre”, afirmou a atriz.
Camila Pitanga também contou que ficou aliviada ao receber o diagnóstico, já que estava com febre e não sabia o que tinha. De acordo com reportagem do Fantástico, 99% dos casos de malária no Brasil estão na Amazônia. Em 2016, 129.241 foram diagnosticadas com a doença.
Esse número cresceu em 2017 e chegou a 194.425. Em 2018, houve nova ligeira alta: 194.573. No ano passado, voltou a cair e chegou a 157.454. Camila Pitanga finalizou a entrevista dizendo o que corpo ficou sofrido, mas que a alma está firmeza. Ela agradeceu o apoio que recebeu, mesmo em meio às acusações de ter contraído Covid-19 e mentido no diagnóstico.