Doença de Camila Pitanga acende novo debate sobre uso da hidroxicloroquina

PUBLICIDADE

A atriz Camila Pitanga usou as redes sociais para falar sobre o sufoco que passou nos últimos dias. Foram, ao menos, dez dias de sofrimento em sua casa, no litoral de São Paulo. A atriz relatou que teve calafrios, picos de febre alta e muita incerteza sobre qual seria seu problema de saúde.

A princípio, Camila acreditava ter sido infectada com o novo coronavírus. A Covid-19, doença que já matou mais de 100 mil pessoas no Brasil e mais de 700 mil em todo o mundo, e pode causar febre. No domingo (9), a atriz recebeu o resultado negativo para a Covid-19.

“Mas no lugar de me aliviar, permanecia a agonia, pois eu não fazia ideia do que eu poderia ter. Estava à deriva. Pois bem, uma amiga minha suspeitou que esses picos de febre associados ao fato de estar em isolamento social numa zona de Mata Atlântica no litoral de SP, podia ser malária”, contou Camila.

Camila Pitanga está com malária

A atriz conversou com dois infectologistas na noite de domingo. Orientada, ela foi ao Hospital das Clínicas, na capital paulista. No HC, contou a atriz, foi atendida por uma equipe 100% feminina. A atriz afirmou que as mulheres foram gentis, eficientes e profissionais. 


Os resultados dos exames apontaram que Camila Pitanga e sua filha estão com malária. A doença é curável, rara e necessita de alguns cuidados. Camila frisou que o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela terminou o post agradecendo a todos os profissionais de saúde que estão na batalha contra a Covid-19. Um dos remédios que pode ser usado contra a malária é o hidroxicloroquina.

Cloroquina é indicada para o tratamento de malária

A malária é uma doença bastante conhecida e não está erradicada. A hidroxicloroquina, que está no centro de um grande debate envolvendo a Covid-19, é um dos remédios cientificamente comprovados contra a malária.

https://twitter.com/Jorginhoemrusso/status/1293173917100707840

Neste caso, ao que tudo indica, Camila Pitanga e sua filha devem fazer uso do medicamento. Nas redes sociais, esse fato gerou um embate envolvendo Cloroquina, Covid-19 e até mesmo Jair Bolsonaro. Alguns comentários de internautas sobre o fato de Camila, provavelmente, ter que usar a cloroquina se espalham nas redes sociais.

https://twitter.com/Jorginhoemrusso/status/1293173917100707840

“Que absurdo! A Camila Pitanga vai usar cloroquina para a doença para a qual ela foi desenvolvida e tem comprovação científica!”, escreveu de forma irônica um internauta sobre o assunto. Vale lembrar que o medicamento é incentivado pelo presidente no combate da Covid-19.