No Bom Dia Brasil desta segunda-feira (10), a apresentadora Ana Paula Araújo começou a semana com a notícia que os brasileiros estão cansados de ouvir, mas que faz parte da realidade nacional neste momento de pandemia causada pelo coronavírus. O número de casos e de mortes não para de crescer e preocupa muita gente em todo o país.
“O Brasil passou, nesse fim de semana, das 100 mil mortes por Covid-19 e dos três milhões de casos confirmados da doença. E o mais preocupante é que as médias diárias continuam num patamar altíssimo. Um cenário que faz o Brasil um dos maiores fracassos no combate à pandemia. Vamos aos números atualizados agora cedo pelo consórcio de imprensa”, contou a jornalista.
Em seguida, Ana Paula apresentou os números. O total de mortes, de acordo com o consórcio de imprensa, é de 101.142. No sábado, o país ultrapassou a triste marca dos 100 mil óbitos. Apenas os Estados Unidos havia ultrapassado essa barreira. O número de casos é de 3.035.649.
Média móvel se mantém instável
, informa Bom Dia Brasil
Ana Paula Araújo informou que o número de casos e de óbitos foram menores no fim de semana porque as secretarias de saúde dos municípios faz repasse menor de informações. “Por isso nós usamos a média móvel, que suaviza esse sobe e desce”, explicou a apresentadora do Bom Dia Brasil.
A média de casos por dia foi de 43.137, sete por cento menor que o período anterior. A média móvel de mortes foi de 1.001 por dia, seis por cento a menos que sete dias atrás. Ambos os dados apresentam estabilidade, já que variaram abaixo de 15%.