José Luiz Datena noticiou a explosão que aconteceu no porto de Beirute, no Líbano, nesta terça-feira (4). As imagens da explosão no país do Oriente Médio viralizaram nas redes sociais e chamaram a atenção de muita gente. Diversos vídeos circularam pelas redes sociais e foram exibidos também em telejornais.
Datena dedicou alguns minutos do Brasil Urgente à cobertura do assunto e conversou com os correspondentes Jamil Chade, em Genebra, na Suíca, e Felipe Diniz, em Londres, na Inglaterra. Antes de conversar com os correspondentes, Datena leu no ar um texto da imprensa francesa que falava sobre o número de mortos e feridos.
Até aquele momento, 27 mortes estavam confirmadas e havia 2,5 mil feridos. A explosão causou grande impacto em toda a cidade de Beirute. Ao vivo, Datena fez uma previsão realista sobre o caso. “Deve morrer mais gente, claro”, disse o apresentador do Brasil Urgente. A previsão de Datena mostrou-se acertada.
Datena acertou previsão de mortos
Na madrugada desta quarta-feira, as informações que chegavam de Beirute não eram nada animadoras. Datena acertou a previsão ao dizer que morreria mais gente. O número de mortes na explosão, que ainda está sendo investigada, já teria ultrapassado a marca de 100, de acordo com a Cruz Vermelha Libanesa e a Organização Mundial de Saúde.
O número de feridos também é muito alto: cerca de quatro mil pessoas. Além disso, de acordo com o governo local, entre 250 e 300 mil pessoas estão desabrigadas por causa das explosões que afetaram casas da região.