Em A Escrava Isaura, nesta terça-feira, 16 de junho, na RecordTV, Branca confessa que se entregou para Leôncio, mas foi forçada.
Ainda no capítulo, ao sair da prisão, Leôncio provoca o Sargento. Malvina chega à casa de seu pai em desespero, vendo Tomásia e pedindo perdão por tudo que desejou para ela. Raimundo resolve soltar André.
Vendo a situação deplorável de André, Rosa e Isaura tomam conta das costas dele, que está ferida por causa das chicotadas que tomou. Estela coloca sua herdeira contra a parede, forçando-a a falar sobre seu romance com Leônico.
Branca complica situação ao invetar que foi abusada
Não conseguindo mais esconder, Branca inventa que dormiu com o fazendeiro, mas não foi por vontade própria, pois ele a forçou fazer coisas que não queria. Henrique recita lindos versos para Aurora, que não resiste e o beija.
Malvina e Helena conversam sobre Geraldo, no qual a dondoca confessa os sentimentos que tem por ele. Gioconda revela para seu filho que Sebastião lhe pediu em casamento. Tomásia fica muito feliz por sua mãe, alegando que para o amor não existe idade.
Malvina decide ir embora da fazenda de Leôncio
Perpétua concorda com a declaração de Tomásia, confirmando que para o amor não existe idade mesmo, pois todos tem o direito de ser feliz e lutar por aquilo que acreditam. Mais tarde, Malvina retorna para a fazenda de seu marido.
Decidida a acabar com seu casamento, ela pede que Belchior lhe ajude a arrumar suas coisas, pois ela não tem como empacotar tudo sozinha, afinal, são muitas malas para carregar.