Heraldo Pereira se emociona com edição histórica do Em Pauta na GloboNews contra o racismo

PUBLICIDADE

Reconhecendo o erro cometido nos últimos dias, a GloboNews fez uma mudança radical no programa Em Pauta. Desde o fim de maio a emissora de notícias do Grupo Globo vinha comentando a onda de protestos antirracistas que acontecem nos Estados Unidos, mas todos os comentaristas da atração eram brancos. Atendendo as críticas populares, uma edição inédita aconteceu nesta quarta-feira (3), contando apenas com jornalistas negros.

Heraldo Pereira se emociona na GloboNews

A apresentação ficou sob responsabilidade de Heraldo Pereira. Em um discurso emocionado, o jornalista veterano da televisão brasileira fez críticas contra o racismo e a divisão existente em nossa sociedade. “Não podemos nos dividir em relação à questão racial, porque não existem raças. Somos só um povo”, iniciou.

Na sequência, prossegue: “A população não negra precisa ter um olhar em relação ao negro. Com trabalho, com estudo, nós vamos construir uma nação… me desculpem”, concluiu visivelmente emocionado, com os olhos marejados e a voz trêmula.

Edição história do Em Pauta

Como comentaristas dos assuntos abordados no noticiário, a GloboNews escalou algumas das mulheres mais brilhantes do jornalismo do Grupo Globo: Maria Júlia Coutinho, Zileide Silva, Aline Midlej, Flávia Oliveira e Lilian Ribeiro. Zileide e Flávia, anunciadas ainda como comentaristas fixas daqui em diante do Em Pauta.

No início da edição do programa, Marcelo Cosme emitiu um pronunciamento reconhecendo o erro que vinha sendo cometido pela GloboNews ao escalar apenas jornalistas brancos para tratar das pautas antirracistas no Em Pauta. Ele destaca a presença de profissionais gabaritados no setor de jornalismo da emissora, embora o número ainda seja baixo, reflexo do racismo instaurado na sociedade brasileira.