Nos momentos finais de Terra Nostra, que estão por vir, Naná volta a cruzar seu caminho com o de Gumercindo, depois de anos longe do fazendeiro, e relembra a promessa que havia feito de entregar o filho para ele.
O reencontro entre Naná e o barão do café ocorre após um longo período de afastamento. No passado, havia ficado estabelecido que Naná deveria entregar o seu filho a Gumercindo, uma promessa que pairava sobre o destino da criança.
No entanto, ao ver-se novamente diante do fazendeiro, o instinto materno de Naná fala mais alto do que qualquer acordo feito anteriormente. Determinada a não permitir que o seu filho lhe seja retirado, ela toma uma atitude drástica. Em vez de cumprir a palavra dada e ceder a criança aos cuidados de Gumercindo, decide fugir.
Naná prefere fugir a entregar o filho
A personagem escolhe o caminho da incerteza e da liberdade, preferindo enfrentar as dificuldades de uma vida errante a ter de viver longe do herdeiro. A decisão sublinha a evolução de Naná, que deixa de ser uma figura passiva para assumir o controle do próprio destino. A fuga encerra o arco da personagem na trama de forma emocionante, mostrando que o amor de mãe superou as convenções e pressões sociais da época.
Gumercindo não impede fuga de Naná
Gumercindo, apesar do seu poder e influência, vê-se incapaz de impedir a partida da mulher que decidiu proteger o filho a todo custo. Embora desejasse manter o menino por perto para ensiná-lo tudo o que sabe e vê-lo assumir os negócios da família um dia, ele nada pode fazer para impedir sua partida. As informações são de Renan Santos, do site Resumo das Novelas.
