A Globo promoveu uma importante reestruturação em sua fila de produções para o horário nobre e reposicionou um projeto que há anos circulava como promessa nos bastidores: a adaptação da obra Arroz de Palma, sob autoria de Bruno Luperi, o mesmo autor dos remakes de Pantanal e Renascer.
A mudança acabou sendo prejudicial para Manuela Dias, que internamente já era considerada uma aposta apenas para o fim de 2027, agora vê sua trama ser adiada. A informação foi divulgada pela jornalista Carla Bittencourt, do Portal LeoDias. Arroz de Palma é um best-seller de Francisco Azevedo,
Estratégia da Globo para novelas
Ainda conforme a jornalista, essa estratégia da Globo é vista dentro da emissora como um ajuste estratégico após o desgaste gerado pelo remake de Vale Tudo, avaliado nos bastidores como uma sequência de decisões problemáticas. A nova organização da programação atende a uma leitura cuidadosa do comportamento da audiência.

A cúpula da Globo entende que novelas com perfil urbano, mais ruidosas e intensas, exigem uma mudança de tom na produção seguinte para evitar cansaço do público. Nesse contexto, a emissora aposta em um planejamento mais equilibrado de emoções ao longo da faixa das nove.
Continuação de Avenida Brasil
Dentro dessa estratégia, o grande ponto de impacto da grade futura continua sendo Avenida Brasil 2, continuação do sucesso de João Emanuel Carneiro. A nova trama seguirá ambientada no universo urbano, com forte identidade carioca e conflitos marcados por rivalidade, vingança e embates emocionais intensos.
