A modelo Rayane Figliuzzi foi recentemente eliminada do programa A Fazenda 17 e, pouco depois, perdeu o título de musa da escola de samba Unidos da Vila Isabel. Essa decisão drástica foi tomada após um incidente de racismo envolvendo as duas assessoras da modelo. A agremiação do Rio de Janeiro divulgou um comunicado enfatizando seu compromisso inabalável com o respeito, a inclusão e o combate a todas as formas de discriminação. Como resultado, Rayane Figliuzzi, que é namorada do cantor Belo, não participará mais do desfile da escola na Sapucaí.
A Unidos de Vila Isabel anunciou que Rayane Figliuzzi não fará mais parte do quadro de musas da escola para o Carnaval 2026. A decisão, divulgada nesta segunda-feira (8), foi motivada pela impossibilidade da influenciadora de cumprir as agendas e compromissos exigidos pelo cargo.
Dedicação integral exigida
Segundo o presidente da escola, Luiz Guimarães, a função de musa demanda dedicação integral durante todo o processo de preparação para o desfile, e a falta de disponibilidade de Rayane tornou inviável a manutenção do vínculo.

A escola também ressaltou que, diante de acontecimentos recentes envolvendo a influenciadora, reforça seu compromisso com os valores de respeito, inclusão e combate a qualquer forma de discriminação, repudiando qualquer comportamento preconceituoso dentro da comunidade.
Ancestralidade e samba
A Unidos de Vila Isabel reafirmou seu compromisso total com o Carnaval de 2026. Com o enredo Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África, criado pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, com pesquisa de Vinícius Natal, a escola promete celebrar a ancestralidade africana, os fundamentos do samba e a trajetória de Heitor dos Prazeres, grande ícone da cultura popular brasileira.
