Morre o roteirista do filme que ‘tirou’ o Oscar de Fernanda Montenegro: ‘Ele será lembrado por seus trabalhos’

Ele foi consagrado com o Oscar de melhor roteiro original e era muito elogiado pelos colegas.

PUBLICIDADE

O dramaturgo Tom Stoppard, vencedor do Oscar de melhor roteiro original por Shakespeare Apaixonado (1998), morreu neste sábado (29), aos 88 anos. O filme é conhecido no Brasil por ter vencido a categoria em que a atriz Fernanda Montenegro concorria por Central do Brasil (1998).

Sua morte ocorreu pacificamente por causas naturais, conforme comunicado divulgado por seus agentes à imprensa. Em comunicado à imprensa, os agentes do dramaturgo, disseram: “Ele será lembrado por seus trabalhos, por seu brilhantismo e pela sua humanidade, além de sua sagacidade, sua irreverência, sua generosidade de espírito e seu amor profundo pela língua inglesa“.

Além do Oscar, Stoppard foi agraciado cinco vezes com o Tony Awards, o mais importante prêmio do teatro norte-americano. Ele é autor de obras teatrais notáveis como Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos (1966), A Invenção do Amor (1997) e Leopoldstadt (2020).

Carreira no cinema e no teatro

O dramaturgo colaborou nos roteiros de diversos longas-metragens de sucesso ao longo de sua carreira. Ele foi indicado ao Oscar por seu trabalho em Brazil – O Filme (1985), que marcou sua primeira nomeação. Stoppard também contribuiu com Steven Spielberg e George Lucas em textos de filmes como Império do Sol (1987) e Indiana Jones e a Última Cruzada (1989).

Outra colaboração notável foi em Star Wars – Episódio 3: A Vingança dos Sith (2005), onde auxiliou nos textos. Em anos mais recentes, ele fez adaptações de clássicos literários para o cinema com Anna Karenina (2012) e para a minissérie Parade’s End (2012), da HBO.

Origem e reconhecimento

Nascido em 3 de julho de 1937 em Zlin, na Tchecoslováquia, Stoppard tinha ascendência judaica. Sua família se estabeleceu no Reino Unido após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), fugindo da ocupação nazista. Antes disso, ele estudou em um internato nas montanhas do Himalaia, na Índia, durante o período de fuga.

A peça Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos projetou sua carreira em 1966, após ser apresentada no Festival de Edimburgo. Stoppard já havia escrito peças curtas para o rádio nos anos 1950 e concluído sua primeira obra, A Walk on the Water, em 1960. Em 1997, o dramaturgo foi condecorado cavaleiro do Império Britânico, passando a ostentar o título de sir. Não foram divulgadas informações sobre o funeral ou cerimônias de despedida do dramaturgo até o momento.