Morre famoso ator que atuou em filme brasileiro; causa não foi revelada

Profissional marcou época nas telonas, tendo participado de dois filmes nacionais recentemente.

PUBLICIDADE

O mundo do cinema está de luto. Morreu neste domingo (23), aos 81 anos, o ator Udo Kier, prestigiado profissional da sétima arte. A notícia do falecimento foi informada pela revista Variety, e confirmada pelo seu companheiro, Delbert McBride. A causa do óbito não foi revelada. O artista alemão se notabilizou por diversos trabalhos fora de seu país, tendo inclusive atuado em produções brasileiras recentemente.

Udo Kier foi detentor de uma carreira invejável, computando mais de cinco décadas de atuação e mais de 200 filmes no currículo, tendo trabalhado como importantes diretores do cinema mundial. O ator, gradativamente, foi se tornando uma figura cult em solo europeu e nos Estados Unidos, com trabalhos que foram sucesso de crítica. 

Trabalhos em filmes brasileiros

Em solo nacional, além de aparecer em produções estrangeiras que foram exibidas na televisão aberta e também na grade fechada, Udo Kier se tornou mais conhecido pelos trabalhos recentes dois filmes brasileiros: Bacarau e Agente Secreto – este último, inclusive, se encontra em cartaz nos principais cinemas do país.

A produção assinada por Kleber Mendonça Filho foi justamente a última da carreira do renomado ator alemão, que percorreu diversos gêneros do cinema, mas se notabilizou pelos trabalhos feitos no segmento de terror e exploitation (cinema apelativo). 

Reprodução – Brasil 247

Udo Kier e a ascensão

Embora tenha iniciado a sua carreira no final da década de 1960, Udo Kier veio ganhar projeção fora da Alemanha no início dos anos 1990, quando foi escalado por Gus Van San para atuar em Garotos de Programa, onde chegou a atuar ao lado de Keanu Reeves e River Phoenix. O trabalho no longa-metragem abriu o caminho para que o ator se tornasse notabilizado, principalmente por conta da sua flexibilidade em percorrer diferentes gêneros nas telonas. 

Um dos pontos que contribuíram para a consolidação de Udo Kier foi a parceria nutrida com o diretor Lars von Trier. Junto com o profissional dinamarquês, ele trabalhou em produções de sucesso como Epidemia, Europa, além de participação na série The Kingdom, e obras como Ondas do Destino, Ninfomaníaca 2, Dogville e Dançando no Escuro.