O ofício de reportagens ao vivo é sempre uma grande tensão para os jornalistas, e tudo pode acontecer. Um fato inesperado acabou sendo televisionado na edição desta sexta-feira (15) do Bom Dia Brasil, transmitido em cadeia única para todo o país pela Globo. A jornalista Renata Costa enfrentou dificuldades na hora da exibição do seu link, demonstrando visível falta de ar.
Jornalista na Globo fica sem ar ao vivo
Desde que a pandemia por conta do novo coronavírus se tornou mais severa no país, a Globo determinou que todos os jornalistas em reportagens externas devem usar máscaras de proteção, principal meio de barreira existente atualmente para a prevenção do contágio pelo agente infeccioso, conforme recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Apesar de ser indispensável para a segurança, o acessório acabou prejudicando Renata Costa, atrapalhando sua capacidade de respirar. Ela ficou visivelmente com falta de ar, e pediu alguns segundos para se recuperar, ao vivo, no meio de sua fala.
Repórter da Globo fica com falta de ar ao vivo devido uso de máscara. https://t.co/7CdY9MHYMK
Confira:#iG pic.twitter.com/wNJJuFTczk
— iG Gente (@iggente) May 15, 2020
“Os vizinhos do hospital espalharam placas pedindo para que as pessoas não joguem nem luva, nem máscara, em local inadequado. A gente fez imagens dessas luvas e máscaras espalhadas pelo chão. De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, na verdade, esse percentual chega a… perdão, superfície [pausa], perdão”, disse Renata Costa.
Jornalista pede perdão
Ao retornar para os estúdios do telejornal, a repórter pediu perdão para Ana Paula, âncora do Bom Dia Brasil. A colega de trabalho demonstrou compreensão com a dificuldade de Renata Costa, afirmando que todos os profissionais da imprensa ainda estão se adaptando ao uso das máscaras, o qual se torna inconveniente – embora necessário – quando se precisa falar por muito tempo.