Roberto Kovalick paralisa os telespectadores da Globo com notícia sobre enchente: ’41 pessoas morreram…’

Apresentador da Globo deu notícia ao vivo no Jornal Hoje desta sexta-feira (21).

PUBLICIDADE

Roberto Kovalick deu uma triste notícia no Jornal Hoje desta sexta-feira (21). As fortes chuvas que atingem o Vietnã desde domingo (16) provocaram muitas mortes em seis províncias. “Quarenta e uma pessoas morreram”, disse Kovalick. 

As enchentes deixaram nove pessoas desaparecidas, segundo autoridades locais nesta quinta-feira (20). Equipes de resgate trabalham dia e noite para retirar moradores ilhados em telhados e casas totalmente submersas. As enchentes são consideradas uma das mais severas da década na região central do país.

Destruição causada por enchente

Destinos turísticos como Nha Trang e Da Lat foram gravemente afetados. Em Nha Trang, quarteirões inteiros ficaram debaixo d’água, com centenas de carros submersos. Comerciantes relataram danos significativos em lojas e restaurantes, especialmente aqueles localizados em áreas mais baixas da cidade. O prejuízo econômico ainda está sendo calculado, mas já é considerado altíssimo.

Resgate às vítimas

Equipes de resgate utilizam barcos para alcançar regiões isoladas nas províncias de Gia Lai e Dak Lak. Mais de 52 mil casas foram inundadas e cerca de 62 mil pessoas precisaram ser evacuadas, além de um milhão de consumidores terem ficado sem energia elétrica. Deslizamentos bloquearam estradas importantes, dificultando ainda mais o socorro.

O governo mobilizou Exército e forças de segurança para evacuar populações em risco. Especialistas afirmam que eventos climáticos extremos como este têm se tornado mais frequentes devido às mudanças climáticas, e alertam que o Vietnã enfrentará desafios cada vez maiores nos próximos anos.