O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso pela Polícia Federal na manhã deste sábado (22), em Brasília. A prisão foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que decretou a medida preventiva antes do cumprimento da pena a que Bolsonaro foi condenado no inquérito sobre a tentativa de golpe.
Segundo informações do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e do advogado Celso Villardi, Bolsonaro foi conduzido à Superintendência Regional da Polícia Federal, localizada no Setor Policial Sul da capital. A prisão foi confirmada oficialmente pelos representantes da PF e pela defesa do ex-presidente.
Nas redes sociais, a notícia provocou reações diversas. No X, antigo Twitter, internautas dividiram opiniões, com alguns lamentando e outros comemorando a detenção.
Notícia repercute na mídia nacional
A Globo interrompeu sua programação para transmitir a notícia em seu Plantão, surpreendendo grande parte do público. A vinheta do Plantão acabou se tornando um dos assuntos mais comentados do X, de acordo com usuários da plataforma.
O MELHOR PLANTAO DA GLOBO Q EU JA VI GRACAS A DEUS ACORDEI CEDO pic.twitter.com/BeVk0BpSH7
— Beccaa🐈⬛ ❄️ (@ittopirocudoo)
A prisão preventiva ocorre após Bolsonaro ser condenado a 27 anos e 3 meses de reclusão por tentar um golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. A medida de Moraes é anterior ao trânsito em julgado, ou seja, antes do prazo final para recursos da defesa, que termina na próxima segunda-feira.
Situação dos demais réus
Até o momento, apenas Bolsonaro foi preso neste sábado. Os outros envolvidos na trama ainda não tiveram prisões decretadas.
Na última sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes também decretou a prisão do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que se encontra nos Estados Unidos. Ramagem fugiu para evitar a detenção após ser condenado por participação na mesma trama golpista.
