Fátima Bosch, de 25 anos, foi coroada Miss Universo 2025, em uma cerimônia realizada na Tailândia. Ela emocionou o público ao chorar durante sua vitória e foi aplaudida por todos.
A mexicana enfrentou insultos no início do concurso por parte do coordenador tailandês Nawat Itsaragrisil. Posteriormente, Nawat fez um pedido público de desculpas à nova miss.
Durante a entrevista após vencer, Fátima afirmou que usará sua plataforma para empoderar meninas. Ela disse: “Acredite no poder de sua autenticidade, acredite em si mesma, porque os seus sonhos são importantes, o seu coração importa”, e em seguida incentivou a autoconfiança.
Apoio institucional
O presidente do Miss Universo, Raúl Rocha, manifestou-se por meio de um vídeo de apoio à Fátima. Em sua publicação, ele expressou indignação e repúdio pelas agressões feitas por Nawat.
Rocha é empresário mexicano e adquiriu parte dos direitos do concurso. Sua posição acabou fortalecendo a visibilidade da candidata mexicana dentro da organização.
Resultados e transmissão
A disputa reuniu 121 candidatas dos cinco continentes, e a coroa pertencia à dinamarquesa Victoria Kjaer Theilvig, Miss Universo 2024. Esta foi a quarta vitória do México, somando os títulos de Lupita Jones em 1991, Ximena Navarrete em 2010 e Andrea Meza em 2020.
Em segundo lugar ficou a Miss Tailândia Veena Praveenar Singh, seguida pela Miss Venezuela Stephany Abasali, e completaram o Top 5 a filipina Ahtisa Manalo e a costa‑marfinense Olivia Yacé. A brasileira Maria Gabriela Lacerda, de 24 anos, alcançou o Top 30, encerrando um jejum de não‑classificações desde 2021, embora não tenha avançado às fases seguintes.
