A reta final de Mãe ainda está longe de chegar, mas o público já torce por um desfecho feliz para Melek, longe da mãe. Apesar de tudo o que fez à filha, Şule tentará livrá-la de uma vez por todas das garras do padrasto.
Segundo Renan Santos, do site Resumo das Novelas, Şule decide pôr fim ao ciclo de violência do qual a menina foi vítima: ela mata Cengiz, o padrasto abusivo de Melek, e logo depois toma uma atitude de coragem que encerra sua trajetória, entrega a guarda da criança à professora e cuidadora, Zeynep.
Durante uma cena de tensão crescente, Cengiz é finalmente encurralado e confronta Şule. Em meio à confissão de seus crimes, ele parte para a violência, mas é surpreendido pela mulher, que reage com firmeza e põe fim à tirania dele.
Após matar Cengiz, Şule surpreende Zeynep
Com Cengiz fora de cena, o foco passa a ser a proteção de Melek/Turna. Zeynep, que desde o início da trama assumiu o papel de mãe afetiva e protetora, recebe oficialmente a guarda da menina. A decisão marca uma virada simbólica: a mulher que antes era apenas uma visitante na vida da criança agora se torna sua tutora legal.
Şule faz o final de Melek e Zeynep feliz
Assim, Şule encerra sua trajetória de dor, assumindo a culpa e buscando redenção. Zeynep consolida seu papel como mãe e garante o futuro de Melek/Turna. A violência e o abandono dão lugar à justiça e à esperança de recomeço. A história da menina que começou como vítima termina em um reencontro com o amor e a segurança. Mãe vai ao ar por volta das 21h, após o Jornal da Record.
