O SBT apresentou uma abertura especial para o Teleton 2025. A emissora utilizou recursos de inteligência artificial para recriar digitalmente os apresentadores Silvio Santos, falecido em 2024, e Hebe Camargo, falecida em 2012, para o evento.
A produção tecnológica integrou a celebração dos 75 anos da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e dos 28 anos da maratona de solidariedade no Brasil. O material foi desenvolvido pelo criador de conteúdo Matheus Trombino, um especialista em tecnologia e animação digital.
Produção exibiu diálogo fictício entre os apresentadores
O vídeo especial apresentou um diálogo fictício entre os dois ícones da televisão brasileira. A cena simulou o momento em que Hebe Camargo teria apresentado a AACD pela primeira vez ao fundador do SBT. Para a realização, foram utilizadas ferramentas de inteligência artificial generativa que reconstruíram os rostos, as expressões e os cenários.
No roteiro do material, a versão digital da comunicadora pergunta ao colega: “Me diz, o que acha?”. Em resposta, a recriação de Silvio Santos afirma: “Se é para mudar vidas, o SBT abre suas portas”.
Matheus Trombino detalha desafios da criação
Segundo Matheus Trombino, uma das condições da emissora para o projeto era produzir imagens de momentos históricos que nunca foram registrados. Durante a transmissão do programa no último sábado, dia 8 de novembro, o criador de conteúdo foi entrevistado por Celso Portiolli e, na conversa, revelou que todo o conteúdo exibido levou seis dias para ser finalizado.
O profissional relatou os desafios técnicos do projeto, como a necessidade de restaurar as poucas imagens antigas disponíveis, visto que a AACD foi fundada em 1950. Além disso, o especialista citou a dificuldade em criar cenas de bastidores nunca vistas, como o referido encontro dos apresentadores. O médico Renato da Costa Bonfim, fundador da AACD, também teve sua imagem recriada com a tecnologia.
Emissora incluiu aviso sobre natureza artificial
O SBT fez questão de informar o público sobre a origem do material, exibindo um aviso no início da transmissão do vídeo. O comunicado esclarecia que o conteúdo foi desenvolvido para retratar, de forma artística, a história dos 75 anos da AACD e os 28 anos do Teleton no Brasil.
A iniciativa foi contextualizada como uma homenagem, já que Hebe Camargo foi uma das primeiras madrinhas da instituição na televisão, e Silvio Santos foi o idealizador da campanha no país, comandando-a até seu afastamento em 2022. Outras personalidades, como Eliana, Ratinho, Celso Portiolli e o cantor Daniel, embaixador do Teleton, também apareceram no material, mas por meio de imagens de arquivo.
