A TV Globo confirmou que Rainha da Sucata será a próxima novela a ocupar o horário de reprises do Vale a Pena Ver de Novo. A trama, escrita por Silvio de Abreu e exibida originalmente em 1990, retorna à programação a partir de 3 de novembro, substituindo A Viagem.
O folhetim marcou época ao abordar, com humor e crítica social, o choque entre as novas e antigas elites paulistanas. A história é protagonizada por Regina Duarte, no papel de Maria do Carmo Pereira, uma mulher batalhadora que enriqueceu com o ferro-velho do pai e tenta conquistar espaço na alta sociedade.
Do outro lado, Glória Menezes vive Laurinha Figueroa, uma socialite decadente que representa a resistência da elite tradicional. A rivalidade entre as duas move a trama e se tornou um dos grandes embates da teledramaturgia brasileira.
História de Rainha da Sucata
Na novela, Maria do Carmo compra um prédio na Avenida Paulista e abre uma concessionária e uma casa de shows, mas, apesar da ascensão, continua fiel às suas origens. Ao reencontrar Edu (Tony Ramos), um ex-colega que a humilhou no passado e agora está falido, ela propõe um casamento de conveniência para entrar na alta sociedade.
A relação entre os dois dá início a uma sequência de reviravoltas marcadas por amor, vingança e poder. Com direção de núcleo de Jorge Fernando, Rainha da Sucata contou com um elenco estrelado que incluía ainda Renata Sorrah, Aracy Balabanian, Claudia Raia, Antônio Fagundes e Daniel Filho. A novela teve colaboração de Alcides Nogueira e José Antônio de Souza, e direção de Fábio Sabag, Mário Márcio Bandarra e Jodele Larcher.
Quanto o artista recebe pela reprise da novela
A Globo não divulga o valor que paga aos atores por reprise. Alguns artistas já até reclamaram publicamente do baixo valor recebido. Em entrevista ao Terra, o ator Renato Rabelo, declarou que a Globo paga 10% do que o artista ganhava na época da exibição original. Ou seja, se o salário mensal era R$ 100 mil levando em conta a correção da inflação e atualização monetária, o artista recebe R$ 10 mil ao mês pela reprise.
