A atriz Arlete Salles retorna ao horário nobre da TV Globo nesta segunda-feira (20) com a estreia de Três Graças, nova novela de Aguinaldo Silva. Na trama, ela interpreta Josefa, mãe da vilã Arminda, vivida por Grazi Massafera. Em entrevista ao Estadão, Arlete contou que inicialmente ficou surpresa com a proposta. “Me falaram, ‘é uma velhinha’. Eu disse, ‘velhinha? Então, não vai dar’”, brincou.
Na obra, a personagem enfrenta o desprezo da própria filha e o peso da idade. A atriz explicou que precisou se distanciar da própria personalidade para interpretar o papel. “Josefa é uma mulher fisicamente cansada, maltratada, envelhecida. Uma mulher com dinheiro, com boa condição social, mas que teve uma vida difícil”, explicou. Segundo ela, viver alguém tão fragilizado emocionalmente exigiu concentração e sensibilidade.
Vida pessoal e personagem em Três Graças
Arlete fez questão de destacar que sua vida pessoal é bem diferente da de Josefa. “Não tenho uma filha cruel. Meus filhos são ótimos”, contou. A atriz também revelou que nunca havia interpretado alguém que sofresse tanto. “Tenho que desviar de quem eu sou, não deixar isso bater em mim”, acrescentou.
Com mais de 60 anos de carreira, Arlete celebrou a nova parceria com Aguinaldo Silva, com quem trabalhou em várias novelas de sucesso. “Aguinaldo é nordestino assim como eu. Ele tem o humor inteligente no texto. Acho que eu estou mal-acostumada com o riso do público”, elogiou a veterana.
Despedida das novelas
Aos 87 anos, Arlete Salles ponderou sobre a possibilidade de se afastar das novelas. “Acho que essa é a minha última novela”, afirmou. Ainda assim, ela destacou que pretende continuar atuando em filmes, teatro e séries, mas sem a correria de outros tempos. “Minhas angústias e minhas inquietações sumiram. Não me preocupa mais a opinião das pessoas”, concluiu.
