O remake de Vale Tudo enfrenta um fenômeno incomum: a última semana da trama tem registrado índices de audiência inferiores aos da penúltima. Entre segunda-feira (13) e quinta-feira (16), todos os capítulos exibidos tiveram menos telespectadores do que os da semana anterior, e nem mesmo cenas impactantes, como a famosa “banana” de Marco Aurélio (Alexandre Nero), conseguiram reverter o quadro.
Segundo informações obtidas pelo Notícias da TV com fontes do mercado, o penúltimo episódio da novela das nove marcou 27,8 pontos na Grande São Paulo, no intervalo das 21h18 às 22h28. O folhetim de Manuela Dias atingiu pico de 28,7 pontos e 44,8% de share, ou seja, quase metade dos televisores ligados na região estavam sintonizados na novela.
Audiência de Vale Tudo
Segundo Débora Lima, do Notícias da TV, para efeito de comparação, na quinta-feira da semana anterior (9), Vale Tudo havia registrado média de 28,7 pontos, mostrando que a leve queda é recente e concentrada na reta final da história. Especialistas apontam que esse tipo de variação é raro, principalmente em novelas de grande sucesso, que normalmente ganham audiência à medida que se aproximam do desfecho.
O capítulo com o assassinato de Odete Roitman (Débora Bloch) permanece como o recordista de audiência do remake, com 30,9 pontos, e serviu como marco do interesse do público. Desde então, no entanto, os números têm apresentado uma queda gradual, sugerindo que o efeito da expectativa inicial começou a se estabilizar.
Últimos momentos da novela das nove da Globo
Mesmo com grandes momentos de suspense e confrontos entre personagens, a novela mostra que nem sempre cenas impactantes garantem crescimento na audiência. A análise de mercado indica que, embora a trama siga popular, o público pode estar distribuindo sua atenção entre outras atrações na mesma faixa horária.
