Morre atriz consagrada e vencedora do Oscar aos 79 anos

Academia do Oscar publicou uma nota oficial lamentando a partida da artista de grande prestígio.

PUBLICIDADE

O mundo do cinema está de luto. Morreu neste sábado (11), a atriz Diane Keaton, aos 79 anos. Figura bastante conhecida nas telonas e telinhas, a artista marcou época na profissão, sendo vencedora de uma estatueta do Oscar, no final da década de 1970. A pedido dos familiares, as circunstâncias do óbito não foram reveladas pela imprensa.

As datas e horários das cerimônias de velório e sepultamento não foram reveladas até o fechamento desta matéria. Em nota, a Academia do Oscar prestou uma singela homenagem para Diane, destacando o perfil diferenciado da atriz. 

“Alguns atores interpretam emoções. Diane Keaton vivia dentro delas. Diane Keaton personificava as contradições do ser humano: engraçada e frágil, brilhante e magoada, sempre dolorosamente honesta”, disse a Academia na legenda de um vídeo emocionante publicado no perfil oficial do Instagram. 

Carreira consolidada

Diane iniciou a trajetória como atriz no teatro e debutou no cinema no filme As Mil Faces do Amor, mas ainda na condição de figurante. O primeiro trabalho atuando como personagem em um longa-metragem se deu no clássico O Poderoso Chefão, gravado no ano de 1972. Na trama, ela interpretou Kay Adams-Corleone, par romântico de Michael Corleone, vivido por Al Pacino. 

O trabalho dela ficou eternizado, tanto que participou de outros dois filmes das sequências: O Poderoso Chefão Parte II e o Poderoso Chefão Parte III, filmes que chegaram às telonas em 1974 e 1990, respectivamente. 

Vencedora do Oscar 

Um dos pontos cruciais que alavancaram a carreira de Diane Keaton foi a parceria de sucesso com o renomado diretor Woody Allen, com quem se relacionou na vida pessoal fora das telonas. Os dois trabalharam juntos em O Dorminhoco (1973) e A Última Noite de Boris Grushenko (1975). 

Em 1977, a atriz brilhou na comédia romântica Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, onde recebeu o prêmio do Oscar como melhor atriz na trama. Depois dessa estatueta, Diane ainda acumulou outras quatro indicações, uma delas no filme Reds (1981), onde interpretou o papel de Louise Bryant. Nas telonas, o último trabalho dela foi em Summer Camp, realizado no ano passado, tendo vivido a personagem Nora.