O padre Cleber Pagliochi, de Chapecó, no Oeste catarinense, precisou esclarecer publicamente que não fará orações pela personagem Odete Roitman, vilã de Vale Tudo interpretada por Débora Bloch. O religioso recebeu dezenas de mensagens de fiéis pedindo orações pela “alma” da personagem após a exibição de sua morte na novela.
Diante da repercussão, o padre publicou uma nota oficial em suas redes sociais nesta quarta-feira (8). No texto, ele explicou que os pedidos começaram a surgir na segunda (6), logo após o capítulo ir ao ar, e que decidiu se pronunciar para evitar confusões entre fé e ficção.
Padre se manifesta por meio de nota
Em sua nota, ele reforçou que a oração deve se voltar para pessoas reais. “Diante das inúmeras mensagens que venho recebendo, informo que não estarei atendendo pedidos de oração pela Odete Roitman”, escreveu. Ele também lembrou que a oração cristã deve sempre se dirigir a pessoas reais e a situações concretas de nossa vida e fé.
Ao portal g1, o padre afirmou que os pedidos chegaram por redes sociais e aplicativos de mensagens. Disse ainda que a publicação teve o objetivo de provocar reflexão sobre o limite entre o mundo real e o imaginário. “A dificuldade, às vezes, de separar o que é real e o que é ficção acaba tomando conta do nosso mundo”, destacou.

Cena marcante da teledramaturgia
O caso viralizou e dividiu opiniões entre internautas. Para muitos, o episódio mostra o impacto das novelas na cultura brasileira. A morte de Odete Roitman, tanto na versão original quanto no remake, continua sendo uma das cenas mais marcantes da teledramaturgia nacional.
