O ator Lima Duarte lamentou profundamente a partida de um amigo, com quem dividiu palcos e produções teatrais ao longo da carreira. “Um artista, pesquisador e amigo que deixou um legado imenso para a nossa cultura!”, afirmou, destacando a relevância de David para a história da dramaturgia brasileira.
O ator, escritor e historiador David José Lessa Mattos faleceu aos 83 anos, na última segunda-feira (6), em São Paulo. Ele ficou conhecido nacionalmente por interpretar o personagem Pedrinho na primeira versão de Sítio do Picapau Amarelo, exibida pela TV Tupi na década de 1950. A notícia da morte foi confirmada pela assessoria da família.
Causa da morte de David José
De acordo com as informações divulgadas, David morreu em decorrência de uma doença pulmonar progressiva, diagnosticada em 2017. O velório foi realizado na quarta-feira (7), na Bela Vista, região central da capital paulista, reunindo amigos, familiares e colegas de profissão que foram se despedir do artista.

Trajetória de David José
Nascido em São Paulo em 1942, David iniciou sua trajetória artística aos 12 anos no Teatro Escola de São Paulo (TESP). Pouco depois, foi escolhido para interpretar Pedrinho em uma das primeiras adaptações televisivas da obra de Monteiro Lobato, tornando-se um dos rostos mais lembrados da infância de gerações de telespectadores.
Além da carreira nas artes cênicas, David José Lessa Mattos também se destacou na vida acadêmica. Formou-se em Ciências Sociais pela USP, onde concluiu o doutorado em História Social, unindo seu amor pelas artes e pela pesquisa, e contribuindo para o estudo da cultura brasileira.
