A televisão brasileira sofreu uma dura perda nesta segunda-feira (06). Morreu, aos 83 anos, o ator David José Lessa Mattos Silva. O profissional foi responsável por interpretar o primeiro Pedrinho da obra Sítio do Pica-Pau Amarelo, entre 1955 e 1959, ainda na extinta TV Tupi, antes mesmo que a obra de Monteiro Lobato ganhasse repaginação na TV Globo, anos mais tarde.
Desde 2017, o ator lutava contra um quadro de doença pulmonar progressiva, e acabou não resistindo às complicações do problema de saúde. O corpo do artista será velado nesta terça-feira (07), a partir das 9h, em São Paulo, e na sequência, seguirá para o sepultamento.
Carreira sólida
Com apenas 12 anos de idade, David José já dava os primeiros passos no teatro. O primeiro trabalho dele na televisão brasileira se deu no seriado infanto juvenil intitulado de As Aventuras de Tom Sawyer. Anos mais tarde, ele foi escolhido para dar vida a Pedrinho na primeira adaptação do Sítio na TV, e foi sucesso absoluto. Diferente das versões posteriores, a atração na Tupi não era gravada, e sim exibida ao vivo, o que demandava de uma aplicação diferenciada da equipe de artistas.
O trabalho foi de tamanho sucesso que mesmo após décadas da atuação na obra da TV Tupi, ele constantemente era reconhecido nas ruas pelos telespectadores, não escondendo a emoção. Além da emissora, ele acumulou passagens com outras atuações em novelas da TV Excelsior e também no conceituado Teatro de Arena de São Paulo, que chegou a ser exibido na Globo, sendo adaptado na versão para televisão.

Reprodução – Instagram – Folha de S. Paulo
Carreira fora das telinhas
David José ainda acumulou trajetória de prestígio em outras áreas fora das artes cênicas. Ele tinha formação acadêmica na faculdade de Ciências Sociais na USP, estudou em universidades da França, onde obteve licenciatura em Sociologia.
Na volta ao Brasil, ele ainda concluiu o doutorado em História Social, tendo se dedicado ao ensino e também para pesquisas acadêmicas de campo dentro da sua área de teatro, da cultura nacional e a importância da televisão.
