Cintia Abravanel é uma das herdeiras de Silvio Santos, mas não herdou o SBT. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, no ano passado, Cintia contou que Silvio deixou o Sistema Brasileiro de Televisão para suas irmãs Patricia, Daniela, Renata, Rebeca e Silvia.
Sem ter herdado o canal de televisão, Cintia se livrou de um grande problema. O SBT passa por uma grave crise de audiência, especialmente aos sábados. Curiosamente, o melhor dia de audiência do SBT é justamente aquele que consagrou Silvio Santos: o domingo.
Crise de audiência do SBT
No último dia 27 de setembro, pela primeira vez em mais de 44 anos de história, a emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024) não conseguiu alcançar 2 pontos de média na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país.
Segundo dados consolidados obtidos pelo TV Pop, o canal registrou apenas 1,9 ponto entre 6h de 27 de setembro e 5h59 do dia seguinte, data em que a Record celebrava seus 72 anos no ar. O recorde negativo histórico foi impulsionado por baixos desempenhos de dois programas-chave da grade de sábado.
O Sábado Animado, de Silvia Abravanel, amargou 1,4 ponto de média, mesmo competindo por quase uma hora com produções locais da Record, enquanto o Programa do João registrou 1,8 ponto, empatando com a Band em determinados momentos.
Audiência no chão aos sábados
A situação crítica se estendeu por praticamente toda a programação. Na madrugada, até o bloco de filmes da Universal, exibido pela Record, conseguiu manter a vice-liderança, superando o SBT Notícias. Já no horário do almoço, o telejornal ancorado por Darlisson Dutra ficou atrás do The Love School, da concorrente, que manteve a segunda colocação. Nenhuma faixa horária apresentou reação significativa, consolidando o pior desempenho do canal em mais de quatro décadas.
