Sem Silvio Santos, família Abravanel tem um grave problema para resolver

Filhas de Silvio Santos herdaram todos os bens deixados pelo apresentador, inclusive o SBT.

PUBLICIDADE

O SBT viveu um sábado histórico e negativo em sua trajetória. Pela primeira vez desde a fundação, há mais de 44 anos, a emissora de Silvio Santos registrou média diária inferior a 2 pontos na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país. No dia 27 de setembro, aniversário de 72 anos da Record, a rede marcou apenas 1,9 ponto entre 6h e 5h59 do dia seguinte.

Segundo dados consolidados obtidos pelo TV Pop, o canal nunca havia ficado abaixo da marca simbólica dos 2,0 pontos. Até então, o pior índice era exatamente esse, alcançado em janeiro de 2025, quando a programação passou 16 horas consecutivas atrás da Record.

SBT foi superado por programas da Universal

Entre os programas que puxaram para baixo a audiência estiveram o Sábado Animado, que marcou 1,4 ponto mesmo competindo com faixas menos expressivas da rival, e o Programa do João, que anotou 1,8 ponto. O desempenho colocou o filho de Fausto Silva empatado com a Band, sua antiga emissora.

Durante a madrugada, até mesmo atrações da Universal conseguiram superar a grade do SBT, ocupando a vice-liderança enquanto o canal de Silvio Santos ficava na terceira posição. O telejornal exibido no horário do almoço também não conseguiu reagir, perdendo para a concorrência direta.

Situação difícil

A situação reflete a dificuldade da rede em emplacar novos sucessos e atrair o público jovem. A queda histórica expõe o desafio da gestão de Daniela Abravanel Beyruti em recuperar a relevância do canal, que já ocupou a vice-liderança de audiência por décadas.