Após enfrentar muitas dificuldades e retornar à pobreza em uma reviravolta inédita e bastante comentada do remake, Raquel (Taís Araújo) terá sua redenção nos capítulos finais de Vale Tudo. A protagonista conseguirá se reerguer, conquistar riqueza novamente e mudar-se para uma mansão, além de celebrar seu casamento com Ivan (Renato Góes), marcando um final feliz para a personagem central da novela das nove da Globo.
A nova fase de Raquel começa a partir do capítulo do dia 1º de outubro, quando ela aceita o pedido de casamento de Ivan. Pouco depois, a empresária alcançará uma grande conquista profissional ao fechar um contrato com uma multinacional, ao lado de Poliana (Matheus Nachtergaele).
Final de Vale Tudo
De acordo com Débora Lima, do Notícias da TV, diferente da versão original de 1988, em que a personagem de Regina Duarte prosperava com o restaurante Paladar e mudava para um apartamento sofisticado no meio da trama, a adaptação atual levou Raquel de volta à Vila Isabel e até à praia, onde precisou vender sanduíches após ser vítima do golpe de Odete (Débora Bloch).
Taís Araújo chegou a admitir que se surpreendeu com essa escolha da nova versão. Para ela, a personagem deveria seguir uma trajetória de ascensão, refletindo uma narrativa inovadora na representação da mulher negra na televisão. A atriz revelou que, ao ver sua personagem voltar à praia, sentiu frustração por acreditar que o percurso de Raquel seria de permanência e crescimento.
Mesmo com essa polêmica, a reta final reserva a tão esperada vitória da protagonista. O último capítulo mostrará a celebração do casamento de Raquel e Ivan em grande estilo, no jardim da nova mansão da empresária.
Desfecho gravado no Rio de Janeiro na novela as nove da Globo
De acordo com informações da coluna Play, do jornal O Globo, as cenas do desfecho serão gravadas na Ilha de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, prometendo encerrar o remake com uma atmosfera romântica e triunfante para a personagem mais emblemática da trama.
