Ex-ator da Globo que atuou em A Viagem tem plantação de maconha em seu sítio: ‘Consumo próprio’

Aos 74, Ricardo Petraglia publica vídeos da plantação em Xerém, cita nove variedades e o uso de canabidiol.

PUBLICIDADE

O ator Ricardo Petraglia, de 74 anos, publicou vídeos em seu perfil no Instagram nos quais exibe a plantação de cannabis mantida em seu sítio, em Xerém, Duque de Caxias (RJ). Ativista do tema, ele afirma que o cultivo é destinado ao uso medicinal e ao próprio consumo, com permissão judicial.

É para consumo próprio e com autorização da Justiça”, declarou. Nas imagens, o artista comenta a rotina de cuidados, a proximidade da colheita e o fato de residir no local, onde mantém o cultivo de forma orgânica.

Relato de Ricardo Petraglia

Em um dos registros, Petraglia saúda os seguidores e celebra o estágio das plantas. “Cresceram. Estão bonitinhas, enraizadinhas e podadas”, afirmou, registrando que o cultivo está, nas palavras dele, abastado.

A motivação do uso de canabidiol, diz o ator, é terapêutica e ligada ao alívio de dores após uma cirurgia que fez em seu quadril. Petraglia é conhecido por papéis em produções de grande audiência.

Atuou em A Viagem (1994), História de Amor (1995-1996), dentre outros sucessos da teledramaturgia. O último trabalho foi em 2015, em Os Dez Mandamentos. Aposentado da TV, diz manter o cultivo em casa para fins terapêuticos e compartilhar atualizações nas redes sociais.

Regulamentação e decisões judiciais sobre cannabis no Brasil

No Brasil, decisões do Superior Tribunal de Justiça têm permitido, em casos específicos, o cultivo de cannabis para objetivos exclusivamente medicinais e científicos, condicionado a autorizações judiciais individuais. A regulamentação mais ampla segue em discussão e depende de normas da Anvisa e de atos do governo federal.