Evaristo Costa compartilhou nesta quinta-feira (25), um relato sobre os desafios que enfrenta, por causa da doença de Crohn. O jornalista publicou um vídeo em suas redes sociais para expor como os sintomas da condição podem gerar constrangimentos em situações do dia a dia.
Ele destacou que, muitas vezes, as pessoas não compreendem a gravidade do problema. O apresentador, de 48 anos, explicou que decidiu adotar o cordão de girassóis, acessório usado para sinalizar doenças invisíveis. Entre os sintomas que citou, está a diarreia frequente, que pode acontecer de forma quase incontrolável. “Não é ir uma vez, duas vezes ao banheiro. É ir 20, 30, 40 vezes“, afirmou.
Constrangimentos relatados
Evaristo contou que já passou por situações embaraçosas em viagens. Ele relatou que, dentro de um avião, precisou ir ao banheiro com urgência, mas havia uma fila e não conseguiu prioridade. O episódio, segundo ele, resultou em um grande constrangimento.
O jornalista também mencionou que já teve dificuldades em restaurantes por conta da condição. Em uma ocasião, disse que foi impedido de usar o banheiro de um estabelecimento sem consumir antes. A situação gerou mais um episódio de desconforto em público.
Conscientização sobre doenças ocultas
Evaristo destacou que, se tivesse adquirido o cordão antes, poderia ter evitado parte desses problemas. Para ele, o acessório funciona como um facilitador de comunicação em casos de doenças não aparentes.
Ele ressaltou que o uso é opcional, mas pode ajudar em emergências. O apresentador aproveitou o relato para conscientizar o público sobre a importância de reconhecer as chamadas doenças invisíveis. Ele citou condições como surdez, epilepsia, diabetes, esclerose múltipla e outras doenças crônicas. Todas, segundo ele, podem gerar situações que exigem compreensão e apoio.
