César Tralli atualizou detalhes do acidente de avião que aconteceu na noite de terça-feira (23). “A Aeronáutica vai investigar o acidente com um avião monomotor na zona rural de Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Quatro pessoas infelizmente morreram. Na queda a aeronave pegou fogo e os corpos foram carbonizados”, informou Tralli no Jornal Hoje.
“No avião estavam o piloto, dois documentaristas brasileiros e um arquiteto chinês”, afirmou ao vivo o apresentador do telejornal vespertino da Globo. A queda do avião de pequeno porte ocorreu na área da Fazenda Barra Mansa, local turístico bastante conhecido e que serviu de cenário para gravações da novela Pantanal, da TV Globo. As autoridades ainda apuram as circunstâncias da tragédia.
Vítimas do acidente
Entre as vítimas está Kongjian Yu, arquiteto chinês de destaque internacional e considerado um dos maiores nomes de sua área. Ele havia sido uma das atrações da Bienal de Arquitetura em São Paulo e seguiu para o Pantanal com o objetivo de conhecer a região. Junto com ele, também estavam na aeronave Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário do avião; Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta documentarista; e Rubens Crispim Jr., diretor e documentarista.

De acordo com amigos de Ferraz, o cineasta acompanhava Yu em um projeto de documentário sobre as chamadas “cidades-esponja”, conceito criado pelo arquiteto chinês que busca soluções sustentáveis para drenagem urbana. A presença de Yu no Brasil era aguardada como um marco importante para o debate arquitetônico e ambiental.

Mensagem de César Tralli
César Tralli mandou um recado às pessoas enlutadas pelos quatro falecimentos. “Deixo aqui todo nosso sentimento de pesar, nosso sentimento, nosso amor”, disse o jornalista. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil estiveram no local da queda e confirmaram a identidade das vítimas. Apesar do esforço para preservar a cena do acidente, o fogo consumiu parte da aeronave, dificultando os trabalhos iniciais da perícia.
