Mariana Gross entrou ao vivo no Bom Dia Brasil desta quarta-feira (24) com uma triste notícia ocorrida no dia anterior. A jornalista está substituindo Ana Paula Araújo no comando do telejornal nacional exibido nas manhãs da Globo.
“Quatro pessoas morreram na queda de um monomotor no Pantanal do Mato Grosso do sul nesta noite”, disse a jornalista, que chamou o repórter Dyego Queiroz, direto de Aquidauana, para dar mais detalhes sobre o acidente.
Detalhes da tragédia
O acidente aéreo registrado na noite de terça-feira (23) em Aquidauana, interrompeu um projeto de relevância internacional. O arquiteto chinês Kongjian Yu e o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz estavam desenvolvendo um documentário sobre as chamadas “cidades-esponja”, conceito criado pelo arquiteto para lidar com os efeitos das mudanças climáticas.
A aeronave caiu em uma área da Fazenda Barra Mansa, conhecida por seu valor turístico e cultural, já que serviu de cenário para a novela Pantanal, exibida pela TV Globo. Além de Yu e Ferraz, também morreram no acidente o piloto Marcelo Pereira de Barros e o diretor Rubens Crispim Jr. Segundo o Corpo de Bombeiros, o impacto foi fatal para todos os ocupantes.
Morte de Kongjan Yu
Kongjian Yu era um dos nomes mais influentes da arquitetura contemporânea e havia participado recentemente da Bienal de Arquitetura em São Paulo. Sua trajetória foi marcada por projetos que buscam conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental. Em sua última missão no Brasil, ele pretendia conhecer o Pantanal de perto e registrar práticas que poderiam dialogar com suas propostas. As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil.
