Os telespectadores que estão acompanhando a novela Vale Tudo, verão nos próximos capítulos que uma das revelações mais aguardadas da reta final virará o mundo de Heleninha (Paolla Oliveira) de cabeça para baixo: Leonardo (Guilherme Magon), dado como morto há anos, reaparecerá vivo e deixará a personagem em choque.
A descoberta, que remexe com feridas antigas e segredos há muito enterrados, será encadeada por uma sequência de confrontos e revelações que prometem emocionar e tensionar a família Roitman.
Heleninha encontra Leonardo
A cena decisiva se desenrola quando Odete (Débora Bloch) atira em Ana Clara (Samantha Jones) na frente de Leonardo — o rapaz, ao testemunhar a violência, fica profundamente abalado. Mesmo ferida, Ana Clara consegue ligar para Heleninha pedindo socorro. Movida pela preocupação, a mãe de Tiago (Pedro Waddington) corre até a casa da amiga e, ao entrar, dá de cara com Leonardo, vivo. O choque inicial dá lugar à urgência: Heleninha leva o rapaz até a casa de Celina (Malu Galli) para protegê-lo e tentar entender o que aconteceu.
Segundo Francisco Almeida, colunista do Resumo das Novelas ON, a sequência marcada para ir ao ar no dia 02 de outubro exibirá, em paralelo, o desfecho do segredo que Odete vinha sustentando por anos. O público acompanhará o depoimento gravado por Nise (Teca Pereira) — em imagens que voltarão como memória da trama — no qual a avó de Ana Clara descreve em detalhes a tramoia que manteve Leonardo afastado: a governanta confirma que o rapaz sobreviveu ao acidente e que, mesmo com sequelas, poderia viver. Em uma das falas registradas no vídeo, Nise diz comovidamente: “Ele nunca vai ficar bom, tadinho… mas pode ficar vivo”. Esse registro será o pivô para a queda das cortinas que encobriam a verdade sobre o destino do filho de Odete.
Com o depoimento em mãos, a família Roitman verá desmoronar a versão que sustenta há tantos anos — inclusive a história de que Heleninha teria sido responsável pela morte do irmão. A descoberta de que Odete forjou a morte e ocultou o filho, trancando-o em uma casa humilde, reacende a raiva e o sentimento de traição em Heleninha. As cenas programadas para 1º e 2 de outubro prometem ser um turbilhão de emoções: revelação, choque, acusações e a imediata necessidade de ajustar contas afetivas e jurídicas dentro do clã Roitman.
Heleninha fica a um passo de cometer uma loucura
No capítulo do dia 3 de outubro, o impacto emocional sobre Heleninha ganhará contornos ainda mais dramáticos. Abalada pela revelação e consumida pela raiva e remorso, ela escreverá uma carta à mão, que deixará embaixo da porta da galeria.
Ainda nesse episódio, a personagem terá uma recaída alcoólica e ficará em estado de descontrole — a tia Celina achará a carta e deduzirá que Heleninha pode estar prestes a cometer um gesto extremo. Renato (João Vicente de Castro), tomado pelo pânico, sairá em sua busca. Imagens vazadas apontam que a personagem chega a ficar à beira de uma precipitação, numa cena em que tudo parece indicar uma tentativa de suicídio — resta saber se Renato conseguirá alcançar Heleninha a tempo de impedir a tragédia.
