Gilberto Gil usou redes sociais na manhã do último sábado (20), para homenagear a filha Preta Gil dois meses após sua morte. Ele publicou uma foto em que beija a filha, com a legenda: “Dois meses”.
O posto emocionou os seguidores do artista e nos comentários, amigos, familiares e fãs deixaram mensagens de carinho e consolo. Uma seguidora escreveu: “Amar é deixar ir aceitando os ciclos naturais e não tão naturais da vida. A dor é legítima, a saudade cortante, o amor tá no eterno”.
Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023. A doença voltou em agosto de 2024, com metástases em linfonodos, no peritônio e um nódulo no ureter.
Situação nos últimos meses
Em maio de 2025, Preta Gil foi para os Estados Unidos em busca de tratamento experimental contra o câncer, em busca de um bom resultado. No entanto, ela faleceu em 20 de julho, aos 50 anos, quando se preparava para retornar ao Brasil, deixando o país de luto.

A morte de Preta Gil ocorreu em Nova Iorque, durante o tratamento médico. A confirmação foi feita pela assessoria da cantora e pela família.
Legado e lembranças públicas
Estátuas de Preta Gil e Gilberto Gil foram inauguradas no quiosque da Praia de Copacabana em 15 de setembro de 2025. Fãs, artistas e membros da comunidade cultural reconheceram seu impacto como cantora, atriz e pessoa pública.
Preta Gil atuou também como empresária e apresentadora de televisão. Sua abertura sobre identidade, estética corporal e causas sociais atraiu atenção crescente durante sua vida e permanece presente após sua morte.
